FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

JAÍBA COM DOIS PREFEITOS NESTE DIA 21 DE JULHO DE 2015: ENOCH CONSEGUIU LIMINAR CONTRA CASSAÇÃO E PERMANECE NO COMANDO, VEREADOR FARRIQUE PASSA DE VICE PARA PRESIDENTE DA CÂMARA E TAMBÉM PREFEITO RELÂMPAGO SEM TER ENTRADO NA PREFEITURA

JAÍBA (por Oliveira Júnior) – Mais do que cinco letras que formam uma palavra forte aliada ao seu potencial produtivo, principalmente em alimentos, Jaíba também proporciona fatos inusitados. Ultimamente a cidade ou o município tem sido o foco da atenção política do Norte de Minas e até além das fronteiras do estado.
Apesar de ter apenas 23 anos de emancipação, que surgiu da junção das então comunidades de Otinolândia, município de Monte Azul, do lado direito do rio Verde Grande, e Jaibênia, município de Manga, lado esquerdo do rio, e absorvendo maior parte do não tão menos famoso projeto de irrigação do Jaíba, este município vivencia situação que, em pouco tempo, supera a história política de localidades mais antigas aqui no extremo Norte do território mineiro.
Ás 16h48 de ontem, segunda-feira, dia 20 de julho, a Câmara Municipal de Jaíba aprovou por 9 votos a 2 o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou denúncia de suposta irregularidade da prefeitura em pavimentação de via pública. Com essa votação, a Câmara aprovou a medida de cassação (SAIBA AQUI) do mandato do prefeito Enoch Campos de Lima.
Porém, momento antes da votação pelos vereadores a defesa do prefeito comunicava que havia obtida uma decisão judicial pela suspensão dos trabalhos da CPI e votação do relatório. Contudo, a mesa diretora do legislativo deu sequência e culminou naquele momento pela perda de mandato de Enoch e comunicando que no dia seguinte, ou seja, hoje, terça-feira, dia 21, ás 8h, seria a posse do novo prefeito, o atual presidente da Câmara, vereador Farrique Xavier da Silva, que até a manhã de ontem era vice-presidente do legislativo.
Minutos antes de iniciar a reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, foi cumprida ordem judicial afastando os vereadores Valdemir Soares e Elias dos Santos Silva (CONFIRA AQUI). Valdemir era então o presidente da Câmara e poderia, em decisão pela cassação do mandato do prefeito, vir a ser elevado ao cargo de chefe do executivo municipal. Porém, isso para Valdemir não foi possível.
Natural de Monte Azul e vereador em primeiro mandato, Farrique Xavier se tornou o foco principal e pode usufruir de quase 24 horas de fama. Farrique foi a bola da vez e ganhou repercussão regional e estadual. Ele conduziu a reunião que durou quase cinco horas e o colocou em situação um tanto cobiçada por muitos e vista por outros por receios diante da negativa conjuntura política pela qual o município enfrenta e estaria vivenciando ali a existência do quarto prefeito no período de dois anos e meio.
Terminada a reunião surgiu uma incógnita entre os moradores de Jaíba: quem seria o prefeito a partir de então? O grupo político do prefeito Enoch Lima demonstrou tranquilidade devido à decisão da Justiça favorável a ele. Pelo lado do vereador e “mais novo” prefeito Farrique a alegria era estampada e a cada instante aumentava o número de pessoas querendo cumprimentá-lo e até a possibilidade de ser lembrado pelo quarto prefeito tão logo assumisse o executivo municipal.
Porém, precisava enviar os documentos da reunião que tirava Enoch do poder. Estava ali surgindo um segundo momento que a Câmara colocaria, na atual legislatura, um dos seus integrantes. Final de novembro de 2013 o vereador Júnior Leonir Guimarães, então presidente da Câmara, foi empossado prefeito por duas semanas diante do afastamento duplo do prefeito Jimmy Murça e do vice-prefeito Enoch Lima, em decisão judicial. Murça permanece impedido, mas Lima reverteu a situação e passou a comandar o município onde o seu irmão, Wellington Lima, foi prefeito.
Farrique dormiu ontem, segunda-feira, na condição de presidente da Câmara e com a expectativa de que nas primeiras da manhã de hoje se tornaria o quarto prefeito de Jaíba. Porém, o que está evidenciado é que “deram um café amargo” para Farrique. Ainda na manhã de hoje ele deixou as dependências da Câmara com a atribuição de prefeito e seguiu para a prefeitura. Ao chegar na sede do executivo jaibense ele foi surpreendido com a falta de chave da porta de acesso ao gabinete e também a resistência da equipe jurídica do então prefeito cassado em aceitar a decisão legislativa. A Prefeitura foi cercada por policiais militares.
Foi a sábia tática da equipe de Enoch Lima. Enquanto o seu “sucessor” juntamente com os demais vereadores era “barrados”, Enoch ganhava tempo para a Justiça da Comarca de Manga, da qual Jaíba faz parte, confirmar a decisão favorável ao prefeito eleito vice-prefeito em 2012. Dito e certo. Farrique não conseguiu entrar no gabinete, ambiente este que foi amplamente ocupado por Enoch na tarde de hoje.
Literalmente, o município de Jaíba teve dois prefeitos nesta terça-feira, dia 21 de julho de 2015. Enoch Lima permanece na chefia do executivo municipal, enquanto que Farrique ostenta, pelo menos por enquanto, o título de prefeito relâmpago ou então prefeito sem efeito. Em compensação, o vereador Farrique Xavier retorna à Câmara agora como presidente e podendo até convocar imediatamente dois suplentes de vereador para ocupar as vagas dos vereadores Elias Santos e Valdemir Soares, que estão afastados das funções por decisão judicial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS